quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Gênesis 5:21:32

(recomendamos que leia esse trecho em sua Bíblia antes de prosseguir)


Este capítulo contém uma estranha e notável exceção a lei da morte. Enoque vive por 65 anos, em seguida, caminha com Deus por 300 anos, então Deus o leva. Nenhum detalhe nos é dado sobre este caminhar com Deus ou sobre o seu arrebatamento, que é, em suma, a última etapa deste caminhar. Mas que belo resumo de uma vida!
 
Ainda que por um único dia durante um ano, sabemos o que é andar com Deus?
 
Por seu caminhar, que é um caminhar de fé, Enoque tem um lugar na lista dos brilhantes testemunhos em Hebreus 11:5. Seu nome significa "instruído" e, como os demais, ele é ensinado por Deus e vê o futuro além das coisas presentes. Pela fé contempla o Senhor vindo para reinar “com milhares dos seus santos" (Judas 14) e esta visão o mantém separado daqueles que estão indo para serem julgados.
 
Logo, como Enoque, todos os crentes vivos serão arrebatados da terra sem passar pela morte, quando o Senhor Jesus vier para os seus (1 Tessalonicenses 4:17).

E você, querido leitor, está instruído sobre essa verdade que é bendita para aqueles que estão prontos, mas solene para aqueles que não estão?
 
Devemos observar que Deus não enviou o seu juízo sobre o mundo sem primeiro ter dado promessas de bênção, Noé significa "consolo e repouso".

Enoque é uma figura dos que serão arrebatados, Noé do remanescente judeu que passará pela tribulação. Em Noé o mundo é consolado, uma figura do milênio. Se Noé significa “consolo e repouso”, Enoque significa “dedicado, instruído”, uma figura dos crentes na atual dispensação. Temos hoje tudo em relação a vida e a piedade na Palavra, glória a Deus por isso.


Texto baseado em diversos autores que se reuniam apenas ao Nome do Senhor no século XIX e XX.

2 comentários:

  1. Bom dia a tds.
    Que exortação maravilhosa!
    Uma explicação excelente da Palavra de Deus, entregue a nós pelo Espírito Santo, para nos ensinar, aumentar nossa fé e confiança em nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha Deus sempre capacita irmãos para nós instruir e ajudar nessa caminhada

    ResponderExcluir